Saiu na Imprensa

10/02/2011 15:35:51

Trilha ecológica gratuita será realizada no parque Ibirapuera


Pauta Social
O Projeto Banco de Sementes, da Educação Gaia Brasil, com o apoio do Parque Ibirapuera e da Pra Melhor Ambiental, irá promover uma trilha ecológica gratuita para reconhecimento das espécies nativas de árvores brasileiras no local, neste domingo, 13. Monitorado por biólogos, engenheiros agrônomos, gestores ambientais e pedagogos, ao longo do dia, das 10 às 17 horas, a equipe irá promover um bate-papo sobre os temas: Interação Homem - Natureza; Magia da Fotossíntese e Maravilha da Complexidade; A importância das Í rvores; espécies de árvores nativas e exóticas; banco de sementes do solo; importância da fauna na dispersão de sementes.

Segundo Flavia Cremonesi, Bióloga participante do projeto as árvores são muito importantes tanto para nossas vidas como para o equilíbrio da natureza. Elas possuem o seu valor comercial e o valor ambiental. O primeiro refere-se ao pelo que pode ser vendido: frutos, cascas, folhas e madeira.

O segundo trata dos benefícios promovidos tais como: sombra, purificação e umedecimento do ar, fornecimento de alimento e abrigo, proteção ao solo, entre outros. Por isso, queremos com esse evento capacitar pessoas para o reconhecimento das espécies nativas de árvores, com o intuito de propiciar a coleta, armazenagem e dispersão corretas de sementes.

Não é necessária a inscrição prévia para participar do evento. Basta chegar no Parque do Ibirapuera e procurar o Galpão da antiga Serraria, proximo ao Viveiro Manequinho Lopes.

O Banco de Sementes está voltado a capacitar pessoas para o reconhecimento das espécies nativas de árvores brasileiras, com o intuito de propiciar a coleta, armazenagem e dispersão corretas de sementes.

Dessa forma, pretende-se contribuir para a manutenção da riqueza genética de nossas florestas e para a recomposição da diversidade de espécies de parques e áreas de reflorestamento.

Para saber mais veja o blog do projeto.
(Pauta Social)

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/trilha-ecologica-gratuita-sera-realizada-no-parque-ibirapuera/ 


Trilha no Ibirapuera

Passeio gratuito, neste domingo, vai ensinar a reconhecer espécies

Uma trilha pelo bosque do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, promete levar os participantes a reconhecer algumas espécies locais. A atividade, gratuita, acontece no próximo domingo, 13, promovida pelo Projeto Banco de Sementes, da Educação Gaia Brasil, com o apoio do parque e da Pra Melhor Ambiental.

Das 10 às 17 horas, uma equipe formada por biólogos, engenheiros agrônomos, gestores ambientais e pedagogos, também irá promover um bate-papo sobre vários temas, como a interação Homem - Natureza; a importância das árvores; as espécies nativas e exóticas; e o banco de sementes do solo, entre outros assuntos.

Não é necessária a inscrição prévia para participar do evento. Basta chegar ao Parque do Ibirapuera e procurar o Galpão da antiga Serraria, próximo ao Viveiro Manequinho Lopes.
O Banco de Sementes está voltado a capacitar pessoas para o reconhecimento das espécies nativas de árvores brasileiras, com o intuito de propiciar a coleta, armazenagem e dispersão corretas de sementes.
Dessa forma, pretende-se contribuir para a manutenção da riqueza genética de nossas florestas e para a recomposição da diversidade de espécies de parques e áreas de reflorestamento. Para saber mais veja o blog do projeto http://bancodesementes.blogspot.com/.

http://eptv.globo.com/emissoras/NOT,0,0,334993,Trilha+no+Ibirapuera+.aspx